Público:
alunos de 8ª série
Duração:
4 aulas
|
Antes da Leitura
Levantamento de conhecimentos prévios
sobre o assunto.
- Seleção de frases aleatórias ou expressões do texto, por exemplo, “você é a glicose do meu metabolismo”, “pelo menos 250 bactérias”, “achei gostoso aquele calorzinho”.
- Após a seleção, as frases serão colocadas numa caixinha que servirá para uma brincadeira (batata-quente) com o objetivo que haja o levantamento de hipóteses acerca do texto e da sua temática.
Durante a leitura
Confirmação ou retificação das
antecipações ou expectativas de sentidos criadas antes ou durante a leitura.
- Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência oral.
- Leitura em voz alta pelo professor sem a informação do título do texto com paradas estratégicas no decorrer da leitura.
Localização ou construção do tema ou
da ideia principal.
- Verificar se as hipóteses se confirmaram ou não e a definição do tema real.
- Identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário. Exemplo: Músicas que tenham como tema o beijo. Exemplo: Beijo (Marisa Monte).
Depois da leitura
Construção da síntese semântica do
texto.
- Pesquisa em dicionário ou internet das palavras desconhecidas.
Avaliação
- Souberam antecipar as hipóteses antes do conteúdo?
- Verificaram se suas hipóteses se confirmam ou não?
- Compreenderam o texto globalmente?
- Compreenderam os conteúdos não explícitos?
- Observação: Poderá ser realizado um trabalho interdisciplinar com a disciplina de ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário