
Nesse contexto reitero a minha experiência com o reconhecimento da palavra escrita, recordo-me que essa se deu por meio da interferência dos meus pais e também da minha professora do “presinho”. Não sei o porquê, mas não me recordo do dia que comecei a escrever o meu nome ou reconhecer algumas sílabas e palavras, todavia recordo-me somente que todos da minha turma conseguiam decifrar de maneira rápida algumas palavras e sílabas, porém eu era mais lenta, o que me deixava nervosa, envergonhada e às vezes não estimulada a frequentar a escola.
Já na primeira série a professora disse para mim e para toda a sala que eu era lerda para acompanhar as lições que colocava no quadro negro, porém com o auxílio da minha família isso fora superado, de forma que me tornei nas séries seguintes uma aluna exemplar. Sabendo que o meu contato significativo com a leitura se deu no Ensino Médio por meio dos textos literários que faziam com que me identificasse com algumas personagens. E ao término do Ensino Médio fui trabalhar em uma livraria, o que fez que eu tivesse um contato maior com os diversos livros tendo como o foco a espiritualidade e a autoajuda.
Diante disso, percebo a importância de como o professor aborda a leitura, pois se não feita por meio do incentivo e do entusiasmo, pode fazer com que o aluno se afaste integralmente dela, perdendo a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente.
Por Janaina Xavier de Paula
Muito aconchegante! Parabéns!!!
ResponderExcluir